11 dicas para se tornar um advogado de alta performance

Obter a total confiança do cliente é essencial para que o advogado consiga sucesso em sua carreira. Para se tornar um advogado de alta performance, é necessário que haja o entendimento das necessidades para quem ele presta serviços e que seja sedimentada uma relação de confiança entre as partes — além de ter conhecimento jurídico, é claro.

Por isso, alguns hábitos devem ser levados em consideração, a fim de obter notoriedade no meio jurídico como um advogado. O bom técnico jurídico deve buscar soluções e se esforçar ao máximo para satisfazer os objetivos do seu cliente.

Pensando nisso, preparamos este post para que você conheça 11 dicas de como se tornar um advogado de alta performance. Então, continue lendo!

1. Tenha listas de tarefas diárias

O advogado de alta performance deve se programar para tudo aquilo que fará durante o seu dia. Mesmo com alta demanda de trabalho e rotina bem diversa, como compromissos jurídicos, atendimento a clientes, questões administrativas, além dos compromissos da vida pessoal, ter uma lista organizada de suas tarefas diárias é essencial.

Alguns preferem fazer a lista ao acordar ou antes de dormir, outros, quando chegam ao escritório. Não importa qual o horário, o advogado de sucesso sempre se programa diariamente.

2. Saiba determinar corretamente suas prioridades

Quando não há prioridades, tudo parece urgente. Quando isso ocorre, a rotina vira um caos, pois os clientes e as atividades parecem exercer uma grande pressão no dia a dia.

Sendo assim, o ideal é realizar um planejamento constante, priorizando as atividades principais, tais como:

  • as que possuem prazo próximo;
  • as que precisam ser iniciadas devido à complexidade e/ou tamanho;
  • aquelas que oferecem alto risco em caso de atraso.

Lembrando que, entre as atividades importantes, é necessário dar ênfase para o que está atrasado, para que isso não se torne um problema constante.

3. Controle o tempo de cada atividade

As pessoas, geralmente, cometem um erro muito comum: subestimar o tempo de cada atividade. Acreditar que resolverão determinada tarefa, em um curto espaço de tempo, é algo que não deve acontecer.

Além de a tarefa poder exigir muito mais tempo — porque demanda pesquisa, por exemplo — é necessário considerar alguma possibilidade de interrupção durante o dia.

Portanto, não planeje o seu tempo diário baseado apenas em sua capacidade de resolver uma questão a qualquer momento, mas sim, analise o potencial de cumprimento de cada tarefa.

4. Faça pesquisas, quando necessário

Se você tiver um caso incomum, que envolva problemas que nunca lidou antes, realize uma pesquisa científica para encontrar suas respostas. Não pense que você sabe tudo — não há quem saiba — mesmo que atue na área há muito tempo.

Novidades surgem a todo momento, e para encontrar as possíveis soluções, você precisará realizar pesquisas.

5. Frequente cursos de educação continuada e seminários

Isso é muito importante, uma vez que o aprendizado deve ser constante na área jurídica.

Nesses cursos, você absorverá o conhecimento pertinente e terá a chance de adquirir informações de grandes especialistas dos mais diversos ramos jurídicos, além de sanar suas dúvidas, por meio de perguntas.

E mais, você ainda terá contato com vários profissionais e poderá trocar conhecimentos sobre a sua área de atuação com outros advogados.

6. Comunique-se de forma clara e objetiva

Advogados possuem ótima escrita e oratória, no entanto, isso não significa que sua comunicação seja eficiente. Para que ter êxito nesse quesito, você precisa ser objetivo e claro em suas ponderações. Não utilize frases ambíguas. Para ter uma boa interação com as pessoas, não é preciso exagerar na fala ou na escrita.

Assim, fale e escreva apenas o suficiente para não permitir dúvidas, e certifique-se de que você foi compreendido. Leia bastante, pois a leitura é conhecida como a chave para uma boa fala e escrita. Evite ao máximo os floreios da língua, a fim de que os receptores tenham a chance de entender a sua mensagem.

7. Saiba esperar o momento certo

Muitos processos são anulados nas instâncias superiores devido ao cerceamento de defesa, ou seja, é comum que aconteçam limitações na produção de provas de uma das partes do processo, prejudicando a outra parte no tocante ao seu objetivo processual.

Toda dificuldade que impede uma das partes de se defender, de modo legalmente permitido, ocasiona o cerceamento de defesa, causando a nulidade do ato. Isso pode ser interpretado como despreparo do advogado.

Por isso, no tocante ao tempo e ao processo, uma tomada de decisão não significa necessariamente que ela seja a melhor. Portanto, é essencial para um advogado de alta performance saber analisar e esperar o momento certo.

8. Analise as áreas em expansão

As áreas jurídicas em expansão também precisam ser analisadas na hora de definir qual será o seu foco de atuação. O Direito Bancário e o Direito da Tecnologia da Informação, por exemplo, são ramos que estão em crescimento e ainda carecem de profissionais especializados.

9. Conquiste e fidelize seu cliente

Uma das chaves para o sucesso nessa carreira é manter um bom relacionamento com os clientes. E lembre-se: fidelizá-los é tão importante quanto conquistá-los.

Por exemplo, imagine que você tem um cliente que precisaria de orientação à distância, ou seja, ele está longe do seu local de trabalho. Em casos como este, dar atenção a ele e orientá-lo, teria um valor muito significativo.

Fidelizar um cliente, por conta de um atendimento incomum, faz com que ele se lembre de você sempre que precisar. Além disso, ele também o indicará para outras pessoas, ampliando sua carteira de clientes.

10. Seja um advogado que resolve problemas

Isso mesmo, resolva os problemas do seu cliente. O volume de processos cresce diariamente no Brasil e o Poder Judiciário não consegue acompanhar toda essa demanda.

É necessário que a conciliação e a mediação sejam incentivadas para amenizar a litigância na justiça. É preciso que os advogados busquem as soluções que seus clientes precisam sem necessitar de uma sentença judicial.

11. Construa sua reputação com calma e paciência

Você deve ter em mente que não construirá sua reputação de um dia para o outro, mas sim, trabalhando diariamente. Para isso, busque trabalhar da maneira mais eficaz e transparente possível, mantendo um bom relacionamento com seus clientes e parceiros.

Conversar com as pessoas é o melhor marketing que você pode ter, e isso o ajudará a se tornar uma referência no mundo da advocacia e alcançar o sucesso.

E então, gostou das nossas 11 dicas para se tornar um advogado de alta performance? Então compartilhe este post em suas redes sociais e ajude também seus colegas a alcançarem o sucesso!

Commentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *