4 dicas de gestão essenciais para escritórios de advocacia

A gestão para escritórios de advocacia é essencial no sentido de manter o controle nos diversos setores, desde o almoxarifado até as finanças. Um dos aspectos principais no que toca à administração desse tipo de negócio consiste na gestão de processos e documentos.

Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para melhorar a organização do espaço físico e das documentações importantes.

Listamos neste artigo cinco dicas indispensáveis para manter um escritório de direito devidamente organizado em todos os âmbitos e, assim, otimizar seu processo, além de diminuir as possibilidades de eventuais erros. Boa leitura!

1. Gestão de custos

Um escritório de advocacia consiste em uma empresa, geralmente dispondo de diversos sócios, que — como todo negócio — precisa dispor de um bom planejamento financeiro.

Despesas como impostos, folha de pagamento e passivos mensais com a manutenção exigem que o escritório implante um planejamento de custo visando evitar o desgaste do negócio em eventuais períodos de crise.

Além disso, ele é capaz de proporcionar ferramentas poderosas de armazenamento de dados e estatísticas relativas aos custos em cada um dos setores da empresa.

2. Planejamento de negócio

Existem empresas especializadas em fornecer softwares de gerenciamento de custos em escritórios de advocacia que trabalham com diversos profissionais. Tais programas auxiliam na implantação de um sistema de controle financeiro otimizado, proporcionando vantagens como:

  • análise e interpretação de dados estatísticos;
  • detalhamento do fluxo de caixa;
  • controle de despesas e receita da empresa;
  • identificação de inadimplência por parte dos clientes;

3. Gestão de processo jurídico

Com o aumento do nível intelectual da população, a quantidade de processos jurídicos no Brasil vem crescendo cada vez mais, assim como o número de escritórios de advocacia e profissionais do direito.

Dessa forma, a gestão e processos jurídicos em um escritório é de suma essencial. Uma vez que consistem em documentos importantes e que são diretamente responsáveis pelo funcionamento do escritório, eles devem estar sempre disponíveis e com acesso facilitado para todos.

Muitos escritórios optam por contratar profissionais que ocupam exclusivamente a função de gerir processos — os chamados advogados gestores de projeto.

Não obstante, existem ferramentas e softwares digitais capazes de fazer o gerenciamento do processo, além de dispensar o arquivamento físico dos documentos, armazenando-os na memória do sistema.

4. Definição de persona para um escritório em advocacia

Como toda empresa, um escritório de advogados deve ter claro qual o perfil de seus clientes, seus problemas, desejos e necessidades e isso é conhecido como persona. Sua identificação é indispensável para o sucesso de qualquer negócio.

Uma vez definida a persona, será possível voltar o marketing do escritório para o público certo, evitando desperdício de tempo, energia e recursos para atração de novos clientes.

A gestão para escritórios de advocacia — como vimos ao longo do artigo — é composta de diversos setores cujas funções são distintas, mas igualmente importantes.

A solução mais eficiente, econômica e eficaz consiste na implantação de um software de gerenciamento especialmente desenvolvido para escritórios de advogados associados.

Se você tem alguma dúvida ou gostaria de saber mais detalhes sobre os softwares de gestão, deixe um comentário no post e teremos prazer em respondê-lo.

Commentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *