Advogado: 7 dicas para melhorar a gestão do tempo

A gestão do tempo é uma habilidade necessária para todo profissional de direito, pois o trabalho geralmente é pago em honorários e a carga de trabalho pesada quase não deixa intervalos para descanso.

Nesse contexto, é necessário dispôr de ferramentas que facilitem o seu trabalho e permitam que você realize suas tarefas em menos tempo, sem deixar a qualidade cair.

Neste artigo, listamos sete ferramentas capazes de auxiliar você a administrar seu tempo e suas tarefas, explicando os benefícios que cada uma delas pode proporcionar na sua rotina de trabalho.

1. Listas facilitam a gestão do tempo

Na noite anterior ou de manhã cedinho, assim que acordar, prepare uma lista com todas as tarefas que você precisa realizar durante o dia. Guie-se por ela e risque os itens que a compõem conforme forem sendo cumpridos.

Além de ajudar você a lembrar de tudo que precisa fazer, no fim dos dias você vai ter uma noção muito mais clara de tudo que fez ao longo do dia de trabalho.

2. Tarefas delegadas a terceiros

Feita a lista, selecione aquelas tarefas que precisam ser feitas por você e dê as que sobrarem para quem possa fazê-las com mais facilidade. Se ninguém puder fazer, tudo bem — mas procure não puxar todas as responsabilidades para si e saiba pedir ajuda quando estiver com a agenda cheia.

3. Agenda

As agendas digitais ajudam a manter a organização de datas e tarefas. É muito mais fácil checar os compromissos e programar avisos em horários ou datas importantes.

Além disso, você pode ter uma agenda online armazenada na nuvem para que você possa acessar onde quer que esteja via internet. Se você é mais tradicional, pode ser a boa e velha agenda de papel mesmo.

4. Telefone pessoal desligado

Hoje em dia, estamos conectados o tempo inteiro e a mercê de mensagens e ligações a todo momento. Redes sociais, grupos de conversa e outras interferências podem prejudicar a concentração no trabalho e consumir muito tempo sem que você sequer se dê conta.

Mantenha, portanto, suas redes sociais e aplicativos de mensagem desconectados ou desligue seu telefone pessoal e utilize um específico para o trabalho. Assim você não corre risco de ser interrompido à toa durante seus compromissos profissionais.

5. Organização, arrumação e limpeza do escritório

Com frequência utilizamos essas três palavras como sinônimos, mas a verdade é que cada uma tem um significado específico. A organização diz respeito àquilo que não deve sair do lugar nunca, como a disposição dos móveis, luminárias, tapetes etc. Ou seja, encontrar um local para cada objeto.

Arrumação consiste em colocar no lugar tudo aquilo que está fora da organização rotineira, devolver as coisas para seus lugares pré estabelecidos na fase de organização. Trata-se de devolver os livros para a estante, esticar o tapete, ajeitar as almofadas e assim por diante.

A limpeza, por sua vez, implica no combate à sujeira naturalmente imposta pelo meio ambiente ou aquela provocada pelo uso do espaço. As três são fundamentais para a agilidade no trabalho.

6. Software de gestão de processos

A gestão dos processos e documentos importantes deve contar com uma ferramenta eficiente como os softwares de gerenciamento de processos. Essa tecnologia vem revolucionando a rotina de trabalho nos escritórios de advocacia.

Além de tornar o trabalho muito mais eficiente, permite que o documento digital seja compartilhado de forma muito mais ágil, encurtando assim as barreiras de espaço e tempo que antes tornavam os trabalhos mais longos.

7. Advogado correspondente

Muitos escritórios de advocacia têm investido na contratação do advogado correspondente, que pode ser um profissional liberal ou terceirizado por meio de uma empresa especializada na prestação desse tipo de serviço.

O advogado remoto presta consultoria em determinadas áreas jurídicas e pode ser contratado mediante plataformas online, como a empresa Elo Jurídico, que integra os escritórios de advocacia e conecta os clientes com os profissionais mais próximos capazes de atender sua demanda, o que ajuda na gestão do tempo.

Se você gostou desta postagem, também pode se interessar por esse artigo Otimizando o Trabalho: conheça 5 ferramentas para advogados.

Commentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *