Como escolher um estágio na área jurídica?

Você está na faculdade e deseja ser o melhor advogado não é mesmo? Então, o primeiro passo para isso é pensar num estágio. Sabia que a partir do 6º semestre você já tem permissão da OAB para atuar como advogado correspondente? Pois bem, é hora de usar essa vantagem e procurar um bom estágio na área jurídica.

Por que é importante fazer um estágio?

Começar um estágio é uma etapa importante na vida do estudante de direito. Além de aprender novas habilidades, ter conhecimento do que é a aplicação da legislação na prática, você também terá contato com outros profissionais e pode começar a fazer o seu networking.

Além disso, estagiar é uma excelente forma de descobrir o que, de fato, você deseja para o seu futuro. Você pode, até então, ter certeza de que quer atuar como advogado, mas o estágio pode fazer você mudar de ideia e acabar descobrindo que deseja ser um funcionário público, atuando nos tribunais, por exemplo.

Veja abaixo como escolher o estágio ideal para você, levando em consideração algumas das dicas que passaremos agora!

O que levar em conta na hora de escolher um estágio na área jurídica?

1. Converse com outros profissionais

Antes de escolher em que área estagiar, converse com outros advogados e também com seus professores, para saber o que realmente te espera nas mais diversas áreas e aprender um pouco mais sobre elas.

Seja curioso, faça pesquisas e não pare apenas nas conversas. Assista a diversos vídeos e leia matérias sobre o assunto — quanto mais informação você tiver em mãos, melhor será a escolha.

2. Foque naquilo que você tem afinidade

Não busque uma área de estágio apenas pela remuneração. Por mais que qualquer dinheiro seja bem-vindo (ainda mais se tratando de um estudante), é bom pensar bem para não fazer a escolha errada e pedir para sair do escritório antes do tempo.

Se você ainda está nos semestres iniciais, vale a pena esperar mais um pouco para ver outras disciplinas e analisar com quais você se se identifica.

3. Escolha um bom escritório

Faça pesquisas sobre bons escritórios de advocacia na sua região que são compatíveis com a área que você deseja atuar. Grandes empresas, normalmente, abarcam todas as áreas em departamentos e assim, você também terá a oportunidade de conhecer outras atividades do mundo do direito.

Contudo, escritórios menores podem ser uma ótima forma de iniciar um estágio. Você consegue absorver o aprendizado com mais facilidade — já que a demanda por trabalho é menor. O fato de ser um escritório pequeno não significa que não tenha bons profissionais.

Como posso conquistar a vaga?

A primeira coisa é mostrar, para o recrutador, paixão pela área que você está procurando oportunidades. Ele precisa ter a certeza de que você não está ali apenas pelo dinheiro do estágio e sim por que realmente quer estar lá.

O currículo também precisa ser bom. Os escritórios avaliam como anda a sua vida acadêmica, se você apresentou trabalhos, participou de congressos e seminários, essa é uma forma de terem uma noção do quanto você sabe a respeito do ramo que deseja atuar.

Já tentou um estágio na área jurídica? Conte-nos como foi a sua experiência, deixe seu comentário!

Commentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *