Você sabe quais são as melhores especializações em Direito?

Quem ingressa na carreira jurídica sabe que esta é uma das profissões mais competitivas do mercado. Mas, ao mesmo tempo que o número de profissionais é expressivo, a demanda na área também aumenta vertiginosamente. Por isso, para conseguir uma boa inserção no mercado de trabalho, é ideal buscar pelas melhores especializações em Direito, focando o seu aperfeiçoamento nas necessidades dos seus futuros clientes.

Neste artigo, preparamos algumas dicas de especializações que oferecem excelentes oportunidades financeiras, além de se destacarem no setor jurídico pela alta demanda de trabalho e baixa oferta de profissionais. Confira:

Direito Administrativo

Disciplina atinente ao Direito Público, o Direito Administrativo ajuda o profissional a entender como aplicar a lei em situações que envolvam negociações entre órgãos públicos e privados. Além disso, este é um excelente nicho para quem busca assessorar empresas que mantêm negociações e relações de prestação de serviço e fornecimento de produtos com órgãos públicos.

A assessoria jurídica a estas empresas pode ir desde a participação no processo licitatório até o fechamento de um contrato público, alcançando ainda a esfera do controle e gestão de contratos públicos.

Direito Civil

O Direito Civil é uma das áreas jurídicas que oferece mais possibilidades ao profissional. Com demandas que vão desde a área de posse e fpropriedade até o direito de família, esta é uma opção curinga para quem quer busca adquirir expertise na área.

Além disso, profissionais que atuam com Direito Civil são requisitados em questões que envolvem inventários e compra e venda de bens, negociações corriqueiras e com uma demanda expressiva. Após realizar uma especialização em Direito Civil, o profissional pode ainda focar o seu estudo em alguma subárea como o Direito de Família ou Direito de Propriedade.

Direito da Empresa

Outra especialização interessante para os profissionais do Direito, a área de Direito Empresarial tem se destacado cada vez mais no ramo jurídico. Advogados especializados nesta área podem conduzir procedimentos de abertura de empresa, auditoria empresarial e até mesmo recuperação judicial, restruturação de dívidas e falência.

A instabilidade econômica e política do país oportunizou a abertura de um mercado interessante para os advogados especializados em Direito Empresarial: a assessoria para empresas que passam por dificuldades econômicas. Esses empreendimentos precisam elaborar estratégias jurídicas para se ajustar à nova realidade e um advogado especializado é imprescindível neste momento de crise.

Direito da Tecnologia da Informação

A tecnologia está tão inserida na vida das pessoas que talvez elas nem se deem conta do impacto que essa relação tem no âmbito jurídico. O profissional especializado em Direito da Informação pode auxiliar justamente em demandas relacionadas à tecnologia da informação.

Profissionais especialistas nesta área auxiliam na análise de contratos online, aquisição de serviços virtuais, situações envolvendo compra de produtos em lojas virtuais etc.

Direito Trabalhista

Advogados desta área sempre têm uma demanda muito grande de trabalho. Tanto advogados que atuam em favor do trabalhador quanto aqueles que atuam no âmbito empresarial. O ramo trabalhista é um mercado que oferece inúmeras oportunidades de trabalho.

Além de atuar nos processos litigiosos propriamente ditos, é possível exercer a atividade no âmbito consultivo e preventivo, especialmente no âmbito empresarial.

Direito Tributário

A especialização em Direito Tributário oferece diversas oportunidades para o profissional. Além de atuar como consultor e em tarefas de planejamento, o advogado tributarista auxilia em casos de processo administrativo, controle de empresas, implementação de projetos, cumprimento da legislação e até mesmo em processos judiciais.

Como o país se carateriza fortemente pela alta carga tributária e pela elevada quantidade de leis em vigor, esta área oferece grandes oportunidades em razão da alta demanda de trabalho, principalmente no âmbito empresarial.

Gostou deste artigo? Então compartilhe nas redes sociais e ajude outros profissionais a descobrir as melhores especializações em Direito.

Commentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *